15% da população sofre com alergias ao usar determinados acessórios, e o nome disso é Dermatite Atópica. O sintomas geralmente são: coceira, ardência, inchaço e aquela sensação de estar pinicando. Mas afinal, Semijoias podem causar alergia?
Você ama acessórios e gosta de estar sempre na moda, mas para determinadas peças você sofre reação alérgica (como aquele brinquinho lindo que gostou, mas não consegue usar). Tenho certeza que sempre na hora de comprar de uma nova loja você fica preocupada (ainda mais se vai comprar online e não pode experimentar).
Por conta disso, nós aqui da Dadá Semijoias resolvemos preparar esse artigo para mostrar e explicar se as semijoias podem causar alergias ou não, e o verdadeiro motivo que faz você ter essa reação. Vamos mostrar também a diferença com as bijuterias e como saber se a semijoia é boa.
Depois de ler, você vai poder comprar tranquilamente em qualquer lugar sabendo se ele é de confiança ou não. Fique conosco, e boa leitura!
Semijoias podem causar alergia?
Isso depende de como foi feita a fabricação da peça. O grande vilão causador de alergias é o níquel, que tecnicamente é um metal condutor de energias usado para facilitar as micropartículas de ouro colocadas na peça (para que o banho aconteça).
Mas se esse é o grande vilão, por que muitas empresas fabricam os acessórios com níquel?
Isso para baratear a produção. Pois, para ter essa função e substituir o níquel, o cobre é o material ideal (porém o custo é muito maior se comparado). Por conta disso que as bijuterias são mais baratas, mas também são elas que lhe causam alergias.
Outro vilão causador de alergias é o cádmo. Normalmente as peças importadas da China apresentam esse componente e pode dar essa reação alérgica em você.
Algumas mulheres apresentam reações alérgicas sérias quando usam peças que possuem esses elementos em sua fabricação. E pior de tudo é que nem sempre dá pra saber o que tem no acessório ou não. Por isso é super importante investir em semijoias de qualidade, e não bijuterias.
Diferença entre semijoias e bijuterias!
Saber a diferença entre elas, nada mais é que saber qual é de melhor qualidade. Isso vai te dar confiança para saber se a semijoia é boa, não vai te causar problemas e vai durar também (de nada adianta comprar um brinco e em pouco tempo ele escurecer e ficar preto). Confira abaixo:
Semijoias
As peças recebem o banho de ouro, rhodium ou qualquer outro material mais nobre. Ou seja, as semijoias banhadas passam por um processo de imersão muito forte e duradoura desses metais considerados nobre (na maioria dos casos, ouro 18k ou rhodium).
De modo mais técnico, as semijoias banhadas à ouro tem sua base de metal mergulhada em uma solução de sais de ouro e depois ela é ligada em uma corrente elétrica. Ao lado da base também é mergulhada uma barra de ouro que também é ligada em outro polo de corrente elétrica, podendo assim transportar por meio de ouro líquido e conseguindo unir com a base de metal.
Quanto mais tempo a peça ficar nesse processo, maior será a espessura do banho e melhor vai ser a qualidade da sua peça (aumentando, e muito a durabilidade dela).
Bijuterias
As bijuterias recebem apenas uma camada bem desse material nobre, e é totalmente produzida e fabricada com materiais inferiores (como o níquel e o cádmo), que é o que podem lhe causar alergia (algo que você não encontra em uma semijoia de qualidade).
Assista também ao vídeo abaixo e entenda mais sobre os acessórios causadores de alergia:
- Veja também: Como combinar brincos com vestidos de festa
Dicas de como saber se a semijoia é boa!
- Metal base: Pergunte para a loja onde você quer comprar, se a peça não tem níquel na composição (níquel free), pois como já explicamos acima, é isso que causa alergia em muitas mulheres;
- Pergunte quantos mm de banho as peças recebem (é isso que vai determinar a durabilidade dela. O ideal são semijoias como no mínimo 10mm de banho);
- Certifique da garantia. Empresas que realmente confiam no seu processo de banho, dão 1 ano de garantia sem medo;
- Acabamento: Semijoias boas tem um bom acabamento, sem defeitos, ferrugens ou rebarbas;
- Em peças e acessórios de qualidade, as zircônias são cravejadas;
- As pedras são fixas por garras fortes e tem um bom acabamento;
- As pérolas precisam ser acrílicas de boa qualidade e com um bom verniz;
- Fique atenta também aos fechos, correntes e argolas. Esses acessórios não podem ser frágeis, mesmo que sua semijoia seja um modelo mais delicado;
- Pinos e soldas; eles não podem quebrar ou ficarem moles no menor manuseio.
E onde comprar semijoias que não causam alergias?
Para comprar acessórios femininos de qualidade, que não apresentam níquel (nem cádmo) na sua composição e não vai lhe causar irritação nenhuma, é com a Dadá Semijoias.
Trabalhamos apenas com peças de qualidade e damo também 1 ano de garantia. Acesse agora mesmo nossa loja virtual e confira a nossa coleção. Tenho certeza que você vai amar!
Entre em contato através:
- Loja Virtual: dadasemijoias.com.br/
- Siga no Instagram: @dadasemijoias
- Whatsapp: (11) 996382727
Tem ainda alguma dúvida se Semijoias podem causar alergia? Então deixe abaixo nos comentários que nós entraremos em contato mais rápido possível.
Compartilhe também esse artigo com suas amigas e familiares, isso vai nos ajudar a manter esse blog ativo e cheio de conteúdo atualizado para você.