Já aconteceu com você de comprar uma “semijoia”e no primeiro uso ela já escurecer e perder o banho?
Tenho certeza que você já passou por isso e agora estar desconfiada de comprar outra… Afinal, ela não durou nada. E você está com toda a razão, é necessário ficar desconfiada da qualidade dos acessórios que você compra. E pensando nisso, separamos algumas dicas de Como saber se a semijoia é boa.
Esse é um assunto polêmico, pois as diferenças são muito sutis à primeira vista, e necessita um pouco de conhecimento para saber se esse acessório que está comprando é de boa qualidade.
Porém, antes de de algumas dicas e pontos a serem observados, é necessário saber a diferença entre a semijoia, joia banhada, joia folheada e bijuteria. Sabendo identificar isso, já é meio caminho andado.
Vamos também disponibilizar um vídeo com algumas dicas de como conservar seus acessórios. Fique conosco nesse artigo, e boa leitura!
Como saber se a semijoia é boa?
A oxidação é o grande vilão das semijoias, afinal é isso que faz com que ela perca o banho e escureça (fique preta). E para falar sobre ela, é necessário saber como é feita a fabricação. Saber o processo que foi fabricada é o “X da questão” de Como saber se a semijoia é boa! É isso que vai determinar a durabilidade da sua joia (claro, considerando que você também tome todos os cuidados e cuide dela com carinho – mas fica tranquila que nesse artigo também vou dar algumas dicas de como conservar!)
Mas como a peça é fabricada então?
A fundição da peça é feita com uma liga metálica de um material menos nobre, e após produzida é ela vai receber uma camada de banho de um metal mais nobre e precioso (ouro, ródio negro, ródio branco, prata, etc…).
Ou seja, é essa camada que vai ficar exposta ao ambiente que vai entrar em contato com a água, ar, pele, suor e produtos químicos. Em outras palavras, é a camada de banho que vai sofrer reações como a corrosão e o escurecimento. Essa reação química que acontece é chamada de oxidação, determinando se sua semijoia é boa ou não.
Sabendo disso, você vai saber se seu acessório é realmente de qualidade com a espessura do banho que ela recebeu. Banhos acima de 8mm são considerados de excelente qualidade. Para sua segurança, sempre pergunte sobre a garantia da empresa que você for comprar. Nós aqui da Dadá Semijoias trabalhamos apenas com semijoias de 10mm para cima e damos sempre 1 ano de garantia caso sua peça escureça.
Diferença entre semijoias, bijuterias e joias folheadas!
Saber a diferença entre elas, nada mais é que saber qual é melhor. Confira abaixo:
Semijoias Banhadas
As peças podem receber o banho de ouro, ródio ou qualquer outro material mais nobre. Ou seja, os acessórios femininos que são banhados passam por um processo de imersão muito forte e duradoura desses metais considerados nobre (na maioria dos casos, ouro 18k ou ródio).
De modo mais técnico, as semijoias banhadas à ouro tem sua base de metal mergulhada em uma solução de sais de ouro e a seguir ligada em uma corrente elétrica. Ao lado da base também é mergulhada uma barra de ouro que também é ligada em outro polo de corrente elétrica, podendo assim transportar por meio de ouro líquido e conseguindo unir com a base de metal.
Quanto mais tempo a peça ficar nesse processo, maior será a espessura do banho e melhor vai ser a qualidade da sua peça.
Semijoias Folheadas
Já as semijoias folheadas recebem apenas um processo de folheamento (ou também conhecido como chapeamento). É nada mais que uma folha fina do metal nobre na base de metal. Ou seja, uma camada bem fina de ouro é aplicada, e por um processo conhecido como chapeamento e uma forte compressão ela vai se aderindo a peça.
Afinal, banhada ou folheada, qual é melhor?
Sem dúvidas, as peças banhadas. Por conta da espessura do metal preciso, a qualidade da peça é infinitamente melhor, o que aumenta muito a durabilidade dela. Nós aqui da Dadá Semijoias só trabalhamos com peças banhadas. As semijoias folheadas a ouro ficam pretas rápidas, mas mesmo assim não são uma bijuteria.
Já as bijuterias recebem uma camada bem mais fina que as folheadas, e é feita com materiais inferiores. Normalmente na composição apresenta níquel, que é o que causa alergia (algo que você não encontra em uma semijoia de qualidade).
Dicas de como saber se a semijoia é boa!
- Pergunte a mm do banho na loja que for comprar;
- Certifique da garantia. Empresas que realmente confiam no seu processo de banho, dão 1 ano de garantia sem medo;
- Metal base: Pergunte se não tem níquel na composição, pois é isso que causa alergia em muitas mulheres;
- Acabamento: Semijoias boas tem um bom acabamento, sem defeitos ou rebarbas;
- As zircônias são cravejadas em peças e acessórios de qualidade;
- As pedras são fixas por garras fortes e tem um bom acabamento;
- As pérolas precisam ser acrílicas de boa qualidade e com um bom verniz;
- Fique atenta aos fechos, correntes e argolas. Esses acessórios não podem ser frágeis, mesmo que que seja um estilo delicado;
- Pinos e soldas; eles não podem quebrar ou ficarem moles no menor manuseio;
Agora assista ao vídeo abaixo e veja dicas de como conservar semijoias, você vai amar!
- Veja também: Como combinar acessórios com vestido estampado
Onde comprar semijoias?
Para comprar o acessório ideal e combinar com todos seus look preferidos, é com a Dadá Semijoias. Nós oferecemos peças maravilhosas, com um preço justo e com uma qualidade incrível (são semijoias de qualidade, banhada à ouro ou à rhodium).
Entre em contato através:
- Site: dadasemijoias.com.br/
- Siga no Instagram: @dadasemijoias
- Whatsapp: (11) 996382727
Frete Grátis para compras a partir de 299 reais.
Tem alguma dúvida ou outra dica de Como saber se a semijoia é boa?
Deixe abaixo nos comentários que nós entraremos em contato o mais rápido possível.
Compartilhe também esse artigo com suas amigas e familiares, isso vai nos ajudar a manter esse blog ativo e com conteúdo atualizado para você.